Curta o TV Ecologia no Facebook!

Eco-blogs

Blogs recomendados

Estatisticas

Siga pelo e-mail!!!

Postagens populares

Seguidores

Vinícius por Vinícius

Minha foto
Serra Negra, São Paulo, Brazil
Sou estudante do 8° semestre do curso de Administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente moro em Serra Negra - SP, cidade do interior do Estado de São Paulo. Me siga nas redes socias: Twitter: https://twitter.com/vinicius_sn | Facebook: https://www.facebook.com/vinicius.sousa.3192 | Snapchat: viniciuslapa | Instagram: https://www.instagram.com/viniciussol/

Nossos Arquivos

Pessoas On-Line

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Previsão do Tempo

Direitos Autorais

Creative Commons License. TV ECOLOGIA está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-vedada um Criação de Obras Derivadas 3.0 Licença Brasil baseado nos trabalhos do TV ECOLOGIA. Permissões além do escopo desta licença pode estar sendo solicitada entrando em contato conosco.
sexta-feira, 27 de maio de 2011

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno os índices pluviométricos caíram bastante no município. A umidade do ar ainda está aceitável, mesmo assim as chamadas ao Corpo de Bombeiros para atendimentos de ocorrências de queimadas em matas cresceu nos últimos dias. Diariamente já são pelo menos três telefonemas sobre esse assunto.

Na tentativa de amenizar o problema, desde 2009 o Corpo de Bombeiros de Serra Negra desenvolve a Campanha Queimada Zero, visando conscientizar e sensibilizar a população local sobre a importância de evitar as queimadas e os prejuízos ambientais que causam. Bombeiros militares e civis proferem palestras em escolas e entidades interessadas apresentando casos ocorridos e formas de prevenção, mostrando fotos e textos explicativos em datashow e posterior distribuição de panfletos. Com isso, espera-se que crianças e jovens tornem-se multiplicadores das informações sobre queimadas, transmitindo-as, no mínimo aos familiares.

A população em geral pode denunciar casos de queimadas pelos telefones: 181 (Disquei Denúncia), 0800555190 (Disque Denúncia da PM) ou 3807-5435 (Polícia Ambiental).

Tanto produtores rurais, quanto proprietários de imóveis podem contatar a base de Amparo da Polícia Ambiental para obter esclarecimentos sobre quais os procedimentos para executar a limpeza de um terreno ou área sem infringir alguma norma legal.

A campanha Queimada Zero 2011 ainda não foi anunciada, mas deverá iniciar nos próximos dias, considerando a estiagem que está chegando.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo faz campanha desde abril para reduzir os danos causados pela queda na umidade do ar. O ar mais seco, propicia problemas respiratórios, gripes e alergias. Pode ocorrer racionamento de água em virtude da redução dos níveis de reservatórios e rios, bem como falta de energia elétrica, uma vez que a matriz energética do país tem as hidrelétricas como principal fonte.

Para evitar incêndios e queimadas, deve-se evitar jogar cigarros ou palitos de fósforos acesos nas margens das rodovias, especialmente a partir de veículos em movimento. Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Soltar Balão é crime descrito na Lei federal 9.605/98, que trata de crimes ambientais. Apesar da tradição de algumas festas é recomendável evitar acender fogueiras.

As queimadas devem ser evitadas, mas não devem ser feitas, em hipótese alguma nas proximidades de redes elétricas. Quando for necessária para fins de agricultura, é necessário avisar os vizinhos e a Polícia Ambiental com pelo menos dois dias de antecedência e nunca se deve fazer queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes.

A recomendação final da Defesa Civil é que sempre que se vir fumaça ou labaredas de fogo o corpo de bombeiros deve ser acionado.
Fonte: Jornal O Serrano

0 comentários:

©2012 TV Ecologia. Tecnologia do Blogger.