Curta o TV Ecologia no Facebook!

Eco-blogs

Blogs recomendados

Estatisticas

Siga pelo e-mail!!!

Postagens populares

Seguidores

Vinícius por Vinícius

Minha foto
Serra Negra, São Paulo, Brazil
Sou estudante do 8° semestre do curso de Administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente moro em Serra Negra - SP, cidade do interior do Estado de São Paulo. Me siga nas redes socias: Twitter: https://twitter.com/vinicius_sn | Facebook: https://www.facebook.com/vinicius.sousa.3192 | Snapchat: viniciuslapa | Instagram: https://www.instagram.com/viniciussol/

Nossos Arquivos

Pessoas On-Line

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Previsão do Tempo

Direitos Autorais

Creative Commons License. TV ECOLOGIA está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-vedada um Criação de Obras Derivadas 3.0 Licença Brasil baseado nos trabalhos do TV ECOLOGIA. Permissões além do escopo desta licença pode estar sendo solicitada entrando em contato conosco.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tiago Argentini, Engenheiro Ambiental da Prefeitura.
Na manhã de quarta-feira (14), a ONG-JARAN e o TV Ecologia se reuniram novamente na prefeitura com o Engenheiro Ambiental Tiago Argentini para discutir assuntos de interesses da população.

Enchente

Janeiro está chegando e possivelmente teremos enchentes aqui em Serra Negra, e este assunto foi abordado n reunião. A informação dada sobre a ação da prefeitura para diminuição dos impactos causados por temporais foi de que realizaram a limpeza do Ribeirão Serra Negra, que corta a área central da cidade e bairros importantes, desassoreamento do lago na Rua Caetano Caruzzo, de responsabilidade da SABESP, mas onde a prefeitura teve de intervir e realizar a obra e subir tapumes para diminuir a vazão de água. A intenção é de que quando for lançado um aviso de chuvas fortes para a cidade, esvaziar o reservatório de captação de água antes da chuva, para que ele contenha o maior volume de água antes de transbordar, para que dê tempo para a vazão de água vinda do Bairro dos Francos, de onde vem à outra vertente do ribeirão e que se encontram na Rua João Pires, na área central.

Outra questão que foi levantada, ainda sobre a enchente do ano passado, seria que os moradores alegavam que um dos motivos da enchente na Vila Quiriqui seria de que o ribeirão se afunila quando cega embaixo da ponte que fica na bifurcação da Rua da Saudade e a Av. Juca Preto, ao lado do Mercado Pinheiro. Essa informação deve ser averiguada pelo engenheiro da prefeitura em breve.

A Prefeitura alega que o problema das enchentes também é causado pela própria população que joga lixo descaradamente no rio. Essas pessoas podem ser multadas se forem pegas pelo fiscal da prefeitura. O problema está que, hoje, a prefeitura conta apenas com um fiscal, responsável por todo o município, então fica difícil ele atender a todos. Está aí um problema na estrutura da prefeitura, onde há pessoas acumulando cargos pela falta de pessoas. É preciso criar mais cargos na prefeitura, pois a Secretaria do Meio Ambiente, por exemplo, conta só com um engenheiro e um fiscal, além de o Secretário d Meio Ambiente acumular o cargo de Secretário de Obras também.

Construções Irregulares

Ao fundo podemos ver o terreno da Igreja Presbeteriana

Na cidade, a Igreja Presbiteriana pretende construir um centro de convenções com a capacidade de 12.000 lugares na rua do lago nas proximidades do Gurupiá. A construção ainda não tem o alvará da prefeitura, pois nenhum projeto de esgoto foi apresentado, já que na região do Bairro das Posses não há sistema de coleta de esgoto. Por ser próximo a um lago usado para captação de água potável, será de extrema importância apresentar um projeto de esgoto.

Sobre a construção de prédios na cidade, a lei diz que não se podem construir prédios com mais de seis andares ou 12 metros. Quando estes valores são maiores deve haver um recuo na construção. Um exemplo disso é o prédio que está sendo construído ao lado do Supermercado União, na Avenida Ariovaldo Viana, onde o prédio se assemelha a uma pirâmide para se enquadrar na lei. Há também a construção de outros dois prédios em Serra Negra que ainda não tiveram o alvará de construção aprovados e podem ser embargados.
Na imagem podemos ver mais 60% do lago do Gurupiá assoreado 

Ainda sobre o lago do Gurupiá

O lago, onde antes era possível andar de Jet-Ski, agora tem 60% de sua extensão assoreada e com uma construção irregular dentro do lago. Consultada, a prefeitura disse que o desassoreamento do lago seria inviável pelos altos custos que ultrapassariam 300 mil reais, num calculo base e que não haveria local para depositar a enorme quantidade de lodo que lá está acumulado.

Sobre a estação de tratamento de esgoto de Serra Negra
Lago do Gurupiá

Ao contrário de várias especulações, a prefeitura afirma que a ETE Leais (estação de Tratamento de esgoto do Bairro dos Leais) está em pleno funcionamento, com eficiência, em horário de pico (hora que o lançamento de esgoto é maior) de 92% e que em outros horários, por ter pouco esgoto, e a estação trabalhar melhor com maior quantidade, a eficiência cai para 72%. Por lei, a eficiência das estações de tratamento deve ter eficiência mínima de 80%. Mas a SABESP já resolveu esse problema, instalando outra miniestação de esgoto para tratar novamente o esgoto que não foi sucedido, novamente, aumentando a eficiência da estação.

Sobre a captação de esgoto do Bairro das Posses e Macacos (lembrando que Serra Negra tem 17 bairros e mais de 70 loteamentos, os quais nominamos de Bairros, mas não são), a SABESP deu um prazo de oito anos (2010-2018) para que a captação de esgoto de toda aquela região e consequentemente toda a cidade seja realizada. O esgoto capitado seria bombeado lançado na ETE Leais, que tem capacidade para tratar todo esse esgoto. Primeiramente serão tratado o esgoto das regiões mais altas, depois as mais baixas e por ultimo as mais longes.

Reciclagem/Coleta Seletiva

Já está previsto para o ano de 2012, que todas as cidades participantes (8) e associadas (5) do Consórcio Turístico do Circuito das Águas Paulista tenham coleta seletiva, com vários pontos de coleta e uma cooperativa. Além do lixo doméstico que será reciclado, os detritos e entulho das construções também serão reutilizados. A cidade de Águas de Lindóia já se adiantou e esta com sua cooperativa e caminhões de coleta seletiva funcionando em alguns bairros em fase inicial.

Lixo nas ruas

Outro problema discutido foi o lixo nas ruas centrais e de bairros afastados. A denúncia seria de que pessoas estariam jogando lixo nas ruas discriminadamente a prefeitura não estriam fazendo a limpeza, mesmo estando cientes do problema. O problema é grave em pontos que são frequentados por turistas, que muitas vezes tem de desviar do lixo para fazer sua caminha, correr (no caso de locais mais afastados, como o lago do Gurupiá). A cidade de Serra Negra ostenta o titulo de Estância Hidromineral e Climática, além do cognome de Cidade da Saúde, mas para ter todos esses adjetivos, a cidade precisa ser primeiramente limpa. Hoje, Serra Negra corre o risco de perder esse titulo. Outro ponto que não deve ser esquecido é que, apesar de acharem Serra Negra, linda e maravilhosa, até hoje, Serra negra não ganhou o certificado de Município Verde.

Reflorestamento


Sobre esse assunto, a prefeitura vem realizando sua parte, fazendo o reflorestamento em várzeas de rio, repondo a mata ciliar e cuidando das mudar periodicamente, como eu mesmo pude constatar.

Queimadas

Há um novo projeto de lei municipal sobre queimadas urbanas e rurais que prevê multa sobre quaisquer queimadas em todo o território municipal. A multa seria aplicado principalmente aos produtores rurais que deixarem suas áreas se incendiárem. A lei completa deve ser divulgada em breve, e deve ser aprovada pela câmara. Os valores das multas ainda não foram estipulados.

Considerações finais 

Esses foram os assuntos que foram tratados na reunião. Está sendo agendadas reuniões com o vice-prefeito Felipe do Tó e com o Secretário do Meio Ambiente/Secretário de Obras, com os quais iremos tratar sobre assuntos de seu interesse.

A TV Ecologia está tratando de assuntos sobre Meio Ambiente, mas você pode ajudar melhorar as outras áreas de nossa cidade. Saúde, Educação, Obras... Assista as reuniões da Câmara, ou fique por dentro das notícias políticas, mesmo que você não goste. Não seja alienado e feche os olhos para as coisas de errado que acontecem.

Hoje, Serra Negra está longe de ser uma cidade ideal, mas juntos nós podemos trabalhar por um lugar melhor, então participe cobrando dos políticos nos quais você depositou sua confiança, por que eles estão lá por que você quis. Estão lá para fazer o melhor por você, por mim, por todos nós, serra-negrenses.

Pretendemos em Janeiro/Fevereiro de 2012 começar a lançar aqui no blog, os nossos miniprogramas de 15 minutos que trarão esses assuntos e muitos outros relacionados a Animais, Natureza, Ecologia e Meio Ambiente de nossa cidade e nossa região, com o foco na nossa cidade, principalmente. Não só traremos programas que só mostrem os problemas e coisas ruins, mas também mostrar as coisas boas, aspectos positivos e soluções reais que podem ser adotadas por todos.

Vinícius de Sousa Oliveira Lapa
Redação do TV Ecologia


Todas as fotos são do TV Ecologia VSOL Produções 2011
*Exceto a imagem de satélite da Google. 

0 comentários:

©2012 TV Ecologia. Tecnologia do Blogger.