Curta o TV Ecologia no Facebook!

Eco-blogs

Blogs recomendados

Estatisticas

Siga pelo e-mail!!!

Postagens populares

Seguidores

Vinícius por Vinícius

Minha foto
Serra Negra, São Paulo, Brazil
Sou estudante do 8° semestre do curso de Administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente moro em Serra Negra - SP, cidade do interior do Estado de São Paulo. Me siga nas redes socias: Twitter: https://twitter.com/vinicius_sn | Facebook: https://www.facebook.com/vinicius.sousa.3192 | Snapchat: viniciuslapa | Instagram: https://www.instagram.com/viniciussol/

Nossos Arquivos

Pessoas On-Line

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Previsão do Tempo

Direitos Autorais

Creative Commons License. TV ECOLOGIA está licenciado por Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-vedada um Criação de Obras Derivadas 3.0 Licença Brasil baseado nos trabalhos do TV ECOLOGIA. Permissões além do escopo desta licença pode estar sendo solicitada entrando em contato conosco.
quinta-feira, 19 de abril de 2012



                No final da tarde desta terça-feira (18), os moradores da Vila Quiriqui, as autoridades locais e funcionários da prefeitura compareceram ao Gabinete do Prefeito Municipal, para acompanharem a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de Construção do Muro da Vila Quiriqui.
                Na reunião realizada as 17 horas, estavam presentes, cerca de 50 pessoas, dentre as quais, o Prefeito Antonio Luigi Ítalo Franci, o Vice-Prefeito Felipe Amadeu Pinto da Fonseca, o Presidente da Câmara dos Vereadores Demétrius Ítalo Franchi, o Vereador Renato Giachetto e representando o Deputado Estadual Edmir Chedid, seu pai Jesus Chedid, para as quais foram apresentados os detalhes da obra de contrução do muro do Ribeirão Serra Negra.
                A obra será construída com recursos municipais, que somam pouco mais de 60 mil reais, que serão investidas em muro de 80 cm de altura, em cima do já existente; 30 cm de largura; 5 mil quilos de aço; 200 metros de madeira, e será totalmente concretado, em toda sua extenção, que somam 185 metros. A obra será feita pela empresa local Cotrim Engenharia, que venceu a licitação. Esta é a primeira licitação publica da qual, a empresa Cotrim participa, na qual o prefeito está depositando toda sua confiança.
                Os moradores exigiram uma avaliação da ponte da esquina da Rua da Saudade com a Av. Juca Preto, alegando que a estrutura da ponte estreitasse o rio, o que diminui a vazão deste. A resposta obtida foi que já está marcado para a próxima semana a visita de engenheiros da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para avaliação das condições reais de duas pontes da cidade, para decidir se a estrutura dessas deve ser mudada.
                Jesus Chedid explanou a todos, da impotância da obra de canalização do Ribeirão Serra Negra, em 1973, riberão o qual era conhecido por nomes depreciativos como "bosteiro", por causa do esgoto que corria livremente. Citou que em sua administração local, fez a obra com trabalho braçal e com doação das pedras pelos sitiantes locais. A obra levou quase seis anos para ficar completa, com cobertura e construção da praça Sesquicentenário. Um dos detalhes citados, são que o ribeirão teve de ser alargado manualmente, sem auxílio de máquinas, além de ter seu leito com 35 cm de concreto, e suas paredes eucaliptadas, material o qual tem grande durabilidade. Pouco depois, a SABESP se instalou em Serra Negra e começou a resolver o problema do esgoto na cidade, que hoje tem cerca 88% dele coletado e tratado.
                Um erro da SABESP foi construir a canalização de esgoto da cidade no leito do rio, retirando quase 1 metro quadrado de vazão de água por toda sua extenção. Jusus Chedid tamém explicou o por que das enchentes em nossa cidade. O Ribeirão precisa de velocidade para que sua vazão seja efetiva, mas com os bloqueios existentes no rio, como sujeira, objetos e pedras, a rio perde sua velocidade, diminuindo sua vazão, acumlando água rapidamente, já que a água que já deveria ter passado, demora mais, e o vulume que continua a descer, se espraia  acupa as áreas de várzea, atulamente ocupadas pela urbanização.
                As obras de prevenção de enchentes começaram com a construção do Piscinão no Bairro do Francos, popularmente conhecido como São Luiz e desassoreamento do Lago do "Caruzzo", que resolveram os problemas de enchentes no Bairro dos Francos e do Campo do Sete. O ribeirão do Bairro das Três Barras foi alargado e desassoreado, assim também aconteceu com alguns trechos do Ribeirão Serra Negra, no Bairro dos Leais. Obras de recontrução de pontes no Bairro das Tabaranas, Leais, Três Barras e Ramalhada. Limpeza periódica do Ribeirão Serra Negra em toda sua extenção e agora a contrução do Muro da Vila Quiriqui pela Cotrim Engenharia, que já deve começar as obras amanhã, já que o prazo começa a contar a partir hoje (19/4) e tem 45 dias para conclusão da obra, no caso, terça-feira, 4 de junho de 2012.
                As autoridades locais também já garantiram aos moradores da Vila Quiriqui que desejarem comprar os apartamentos do financiamento do CDHU (Companhia de Desenvolvimento de Hbitação Urbana), não precisarão passar pelo processo de seleção e sorteio. Os que desejarem já terão seus apartamentos garantidos. A assinatura da licitação de construção será assinada ainda este mês de abril. O novo condomínio da CDHU se loclizará na Rua Jovino Silveira, ao lado da Escola Municipal Pró-Infância e da nova agência do INSS, que ainda será contruída vizinha ao local, no Bairro das Palmeiras.
                Todos esperam anciosamente esta obra que, se não sanar totalmente o problemas das enchentes, pelo menos amenize seus impactos.
Vinícius de Sousa Oliveira Lapa
Redação do TV Ecologia

0 comentários:

©2012 TV Ecologia. Tecnologia do Blogger.